O que causa diabetes 

O diabetes é uma condição crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue. Esse aumento pode acontecer devido a defeitos na secreção ou na ação da insulina.  

 

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e sua principal função é favorecer a entrada da glicose nas células para gerar energia. Quando acontece a falta da insulina ou defeito na sua ação, ocorre um aumento no nível de glicose no sangue, o que caracteriza a a hiperglicemia.

Os tipos de diabetes

Existem alguns tipos de diabetes e aqui vamos citar os dois mais comuns:  

 

  • Tipo 1 
    • Em algumas pessoas, o sistema imunológico ataca equivocadamente as células do pâncreas, que produzem insulina. Logo, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Como resultado, a glicose fica no sangue, ao invés de ser usada como energia dentro das células. Esse é o processo que caracteriza o Tipo 1 de diabetes, que concentra entre 5 e 10% do total de pessoas com a doença.  
    • O Tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas também pode ser diagnosticado em adultos. Essa variedade é tratada com insulina, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.  
  • Tipo 2
    • Esse tipo de diabetes aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou quando não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia.  
    • Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o Tipo 2. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, porém crianças também podem apresentá-lo. Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose. Adotar uma dieta saudável, praticar atividade física regular e evitar o uso de álcool e tabaco podem prevenir ou retardar o diabetes tipo 2.  

Quais os sintomas da diabetes 

Os sintomas de todos os tipos de diabetes (tipo 1, tipo 2 e outros) são semelhantes e ocorrem como consequência do excesso de glicose no sangue.  

Alguns desses sintomas são:  

Alt tag

Sensação de cansaço na maior parte do tempo sem razão aparente

Alt tag

Perda excessiva de peso apesar da grande ingestão de alimentos

Alt tag

Algumas pessoas podem apresentar dificuldade na cicatrização de feridas 

Alt tag

Fome e sede excessivas

Alt tag

Desejo frequente de urinar

Alt tag

Visão embaçada

 

Fatores de risco para o diabetes

 

Idade 45+

Idade (maior de 45 anos)

Sedentarismo

Sedentarismo

Dieta inadequada

Dieta inadequada

Sobrepeso

Sobrepeso

Antecedente familiar

Antecedente familiar

Hipertensão arterial

Hipertensão arterial

Colesterol e/ou triglicerídios maior que o normal

Colesterol e/ou triglicerídios aumentados

Diagnóstico prévio de síndrome de ovários policísticos

Diagnóstico prévio de síndrome de ovários policísticos

Histórico de AVC, infarto ou doença vascular periférica

Histórico de AVC, infarto ou doença vascular periférica

Tratamento e prevenção

Devido ao progresso da medicina, hoje é possível fazer um controle efetivo do diabetes e de suas complicações, vivendo com qualidade. Os medicamentos para controle do diabetes e comorbidades estão sempre evoluindo, e o médico é a pessoa mais capacitada para indicar aquele que mais se adapta ao seu perfil. Não deixe seus cuidados para depois. Seja o protagonista da sua saúde!

Referências:

1. O que é Diabetes? Disponível em: <https://www.endocrino.org.br/o-que-e-diabetes>. Acesso em: 5 Out. 2023.

2. Diabetes Mellitus (Diabetes). Disponível em: <https://www.sbn.org.br/orientacoes-e-tratamentos/doencas-comuns/diabetes-mellitus-diabetes/>. Acesso em: 5 Out. 2023.

3. Diabetes. Disponível em: <https://diabetes.org.br/#diabetes>. Acesso em: 5 Out. 2023.

4. Quais os sintomas do Diabetes? Disponível em: <https://adj.org.br/diabetes/sintomas/>. Acesso em: 5 Out. 2023.

5. Alves, B. / O. / O.-M. Diabetes | Biblioteca Virtual em Saúde Ms. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/diabetes/>.

6. Saiba quais são e como evitar as complicações do Diabetes. Disponível em: <https://adj.org.br/diabetes/complicacoes-do-diabetes/>. Acesso em: 5 Out. 2023.

7. Alves, B. / O. / O.-M. Aterosclerose e Arteriosclerose | Biblioteca Virtual Em Saúde Ms. Disponível em: <https://bvsms.saude. gov.br/aterosclerose-e-arteriosclerose/>.

8. Nih-National Eye Institute. Facts About Diabetic Eye Disease. Disponível em: https://nei.nih.gov/health/diabetic/retinopathy; Último acesso em Setembro de 2019.

9. American Academy Of Ophthalmology. Macular Edema Symptoms. Disponível em: https://www.aao.org/eye-health/diseases/macularedema-symptoms; Último acesso em setembro de 2019.

10. Wong Ty, Et Al. Guidelines On Diabetic Eye Care: The International Council Of Ophthalmology Recommendations For Screening, Follow Up, Referral, And Treatment Based On Resource Settings. Ophthalmology. 2018 Oct;125(10):1608-22.

11. Motta, M. M. Dos S.; Coblentz, J.; Melo, L. G. N. De. Aspectos Atuais Na Fisiopatologia Do Edema Macular Diabético. Revista Brasileira De Oftalmologia, V. 67, N. 1, P. 45–49, Fev. 2008.

Esse artigo foi útil para você?

ASSUNTOS RELACIONADOS

Custom Categories

NEWSLETTER

Aprenda mais sobre diabetes e suas complicações

Inscreva-se